quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Se prepare para as Satyrianas

Contagem regressiva para o início das Satyrianas. A partir desta sexta, 11 de novembro, a Praça Roosevelt será tomada por músicos, bailarinos, atores, dramaturgos, fotógrafos, cineastas e toda a gama de artistas dispostos a celebrar. Como todos os anos, o Espaço Parlapatões participará da festa com uma programação especial.

Além das atividades que acontecem no espaço, os Parlapatões também marcarão presença no DramaMix com o espetáculo Eu Cão Eu, onde, pela primeira vez, acontece uma ação artística conjunta entre Satyros e Parlapatões. Com texto do parlapatão Hugo Possolo, o espetáculo receberá a direção do fundador dos Satyros, Rodolfo Garcia Vázquez. Em cena, o ator Gustavo Machado vive um homem que resolveu seguir um cão vira-lata que o deixa obsecado pelo animal, fazendo com que sua vida mude completamente. O espetáculo será a última peça a entrar em cena, encerrando a programação do DramaMix.

No Espaço Parlapatões, as atividades ocuparão todos os cantos. Enquanto na sala acontecerão os espetáculos de teatro, dança e as sessões de cinema, no café receberemos os atores de Stand-Up, estilo que pela primeira vez entra na programação das Satyrianas.

Em seu terceiro ano, a dança marca presença nas Satyrianas dentro do projeto Satyras da Dança, que conta com a curadoria do coreógrafo Sandro Borelli.

Já na área cinematográfica, Daniel Gaggini, produtor do projeto CineMix, que, desde 2008, traz a Sétima Arte para a Praça Roosevelt, firmou parceria com o Festival Cine Favela de Cinema, principal evento de cinema periférico do Brasil. Em 04 horas de programação, o público terá acesso a um panorama da produção cinematográfica das periferias brasileiras. Sob curadoria de Daniel Gaggini e Luciana Rossi, serão apresentados 18 curtas-metragens divididos em três temas: Documentários, Coletivos e Novas Linguagens.

Confira toda a programação do Espaço Parlapatões durante a Satyrianas e organize a agenda.


Programação do Espaço Parlapatões nas Satyrianas
11/11 (sexta) - 20h - Zé Neves (Stand-Up Comedy)
11/11 (sexta) - 21h - Serpente Verde Sabor Maçã (Teatro)
11/11 (sexta) - 23h - Caique Torresmo (Stand-Up Comedy)
11/11 (sexta) – meia-noite - Talagada (Teatro)
12/11 (sexta para sábado) - 02h30 - Como Ser Uma Pessoa Pior (Teatro)
12/11 (sábado) -15h30 - Die Ehe e Porto Inseguro (Satyras da Dança)
12/11 (sábado) -17h - Corpos Frágeis (Satyras da Dança)
12/11 (sábado) -18h30 - Multisambofônico (Música)
12/11 (sábado) -20h - Fábio Silvestre (Stand-Up Comedy)
12/11 (sábado) -23h - Márcio Ribeiro (Stand-Up Comedy)
13/11 (sábado para domingo) - 02h30 - 45 minutos (Teatro)
13/11 (domingo) - 15h30 - Um outro Corpo (Satyras da Dança)
13/11 (domingo) - 16h - Perishable e Solo a Dois (Satyras da Dança)
13/11 (domingo) - 17h - Pistilo - Pistilo de Dança (Satyras da Dança)
13/11 (domingo) - 19h - Caique Torresmo (Stand-Up Comedy)
13/11 (domingo) – meia-noite - Céu da África (Teatro)
14/11 (segunda) - 19h - Cinemix 2011 (CineMix)



Programação em detalhes:

11/11 (sexta) - 20h - Zé Neves
Um dos fundadores do grupo Limão e Gelo. Faz parte do elenco do espetáculo Seleção do Humor, em cartaz em São Paulo e Campinas e, além disso, está no quadro Maratona do Humor, na TV Record.

11/11 (sexta) - 21h - Serpente Verde Sabor Maçã
É uma fábula dark na qual uma mulher – Sra. G. – é devastada pelas escolhas que a humanidade faz, e pela inabilidade de lidar com a realidade. Ela reage a isso. Preserva os bons e elimina os maus – todos interessados na casa em que vive como inquilina, onde muitos entram e de onde poucos saem. Ela conduz todos, a uma vertiginosa viagem sem volta.
Texto: Jô Bilac e Larissa Camara - Direção: Lavinia Pannunzio - Elenco: Lulu Pavarin, Angela Figueiredo, Luna Martinelli e Fernando Facchio

11/11 (sexta) - 23h - Caique Torresmo
Publicitário formado em 2004, Caique foi um dos fundadores do grupo de stand-up e improvisação teatral, Liga da Comédia (2009). Na TV, esse ano participou do programa Comédia MTV na MTV, e do programa Improviso na Web. Atualmente Caique mora em São Paulo, capital, onde cursa Humor na SP Escola de Teatro. Ator integrante do grupo de teatro paulista Solo y Simple Colectivo Teatral, ao lado de Mario Escobar Olea, Edu Nunes e Tamara Borges. Integrante e redator do primeiro programa brasileiro de Stand-up Comedy no rádio, o Se Vira na Pan, diariamente na Jovem Pan BH. Os integrantes do programa participaram do programa Pânico na Jovem Pan Nacional esse ano. Caique é destaque do Risadaria, 1º Festival Nacional de Stand-up Comedy, como semifinalista da competição esse ano.

11/11 (sexta) – meia-noite - Talagada
O espetáculo combina diferentes linguagens humorísticas e traz mais uma vez os traços característicos do grupo, como o humor crítico, nonsense e totalmente safado. Teor alcoólico: 15,8%. Espetáculo 3D sem necessidade de óculos. Contém edulcorantes, adocicantes e extrato natural de piadas em pó.
Criação: Olaria GB - Textos: Rafael Fanganiello e Adonis Comelato - Elenco: Adonis Comelato, Adriano Pequeno, Guilherme Tomé, Paulo Candusso, Rafael Fanganiello e Ronaldo Cahin

12/11 (sexta para sábado) - 02h30 - Como Ser Uma Pessoa Pior
Amabile (Lulu Pavarin) é uma mulher de meia idade que depende de relacionamentos destrutivos, uma co-dependente. Depois de ler diversos livros de auto-ajuda e freqüentar salas de anônimos para se curar, percebe que nada do que fez deu certo. Decide então criar o seu próprio método e assim se tornar uma pessoa pior.
Texto: Michelle Ferreira e Germano Mello - Direção: Mário Bortolotto - Argumento e atuação: Lulu Pavarin

12/11 (sábado) - 15h30 - Die Ehe (A União)
Grupo Divinadança
Os significados, os rituais, os arquétipos relacionados à essa instituição tanto divina quanto material que é o casamento bem como o expressionismo alemão são referências na qual esta criação se estruturou. O ritual do casamento e a noite de núpcias são reveladas em DIE EHE com a densidade que tal instituição social carrega, e transparece no diálogo corporal dos intérpretes bem como na corporeidade intensa dos duetos da obra.
Direção: Andrea Pivatto - Concepção e coreografia: Willy Helm - Elenco: Antonio Marques, Alaércio Leite, Ana Luiza Oliveira, Diego Mejía, Natalia Yukie, Veronica Tandura.

12/11 (sábado) 15h30 - Porto Inseguro
Grupo Divinadança
Porto Inseguro é uma reflexão sobre todos nós, a de que temos tanto do outro que nos reconhecemos apenas como tal. E que minha identidade só se revela se o outro existir, como se o outro tivesse a incumbência de o ser apenas pela minha vaidade. Porto Inseguro questiona sobre os processos da vida com os quais nos comprometemos. Aqueles que nos fazem quem somos hoje e quem nos tornaremos amanhã. Refletindo...Eu sou o que o outro me revela?
Direção, Concepção e coreografia: Andrea Pivatto - Elenco: Alaércio Leite, Ana Luiza Oliveira, Antonio Marques, Claudia Riego, Flavia Lucato, Marcos Novais ( estagiário ), Natalia Yukie.

12/11 (sábado) - 17h - Corpos Frágeis
Cia Fragmento de Dança
Criação que coloca em cena a fragilidade do feminino enquanto potência sensível. A pesquisa partiu do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas” de Maria Martoccia e Javiera Gutièrrez que reúne a vida e obra de nove mulheres - Frida Kahlo, Virginia Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, Jacqueline du Pré, Katherine Mansfield, Maria Callas, Judy Garland e Simone Weil. Explorar personagens femininas e seus paradoxos reflete as escolhas temáticas da Cia Fragmento. O que a moveu, além e mais do que a importância inegável que a obra dessas mulheres trouxe para as artes, a política e a humanidade, foi a discussão que transita entre vida e morte, dor e criação, fragilidade e força.
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo - Intérpretes: Carolina Minozzi, Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Priscila Lima, Ivan Bernadelli e Vanessa Macedo

12/11 (sábado) -18h30 – Multisambofônico
O universo plural de Guilherme Folco em texturas sonoras sobrepostas ao vivo em tempo real. Pesquisa de ritmos brasileiros como afoxé, maracatu, samba, influenciada pelo Jazz experimental, Lounge, Dub e Hip-Hop resulta em um processo inédito em constante mutação.
Cavaquinho, saxofone, baixo e flauta, escaleta, percussão, gaita e voz com letras “político-poéticas”, beat-box e efeitos completam a orquestra de um homem só, visando a tolerância entre as diferentes linguagens.

12/11 (sábado) -20h - Fábio Silvestre
Humorista da nova geração do humor brasileiro que surgiu com o boom do stand-up comedy ao lado de Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Diogo Portugal, Fabio Porchat, Márcio Ribeiro, entre outros. Na TV participou do Show do Tom, Domingo Legal, Programa Pânico, Programa Silvio Santos, Praça É Nossa e foi um dos finalistas do Quadro Quem Chega Lá no Domingão do Faustão. Em 2010 participou do video viral com 01 milhão de visualizações, Vote em Ninguém do blog de humor Jacaré Banguela, como o falso candidato Abelardo Ninguém. É curador do Palco Stand Up na Virada Cultural de São Paulo, evento que atingiu 50.000 espectadores em 2011.

12/11 (sábado) -23h - Márcio Ribeiro
Pioneiro do movimento Stand Up no Brasil, tendo fundado os principais grupos do estilo como Clube da Comédia, Comédia ao Vivo, Improriso e Seleção do Humor. Ator, apresentador e mestre de cerimônias, Márcio é conhecido nacionalmente por sua participação na TV, seja na TV Cultura com o programa X Tudo, ou mais recentemente na Rede Globo com a série Malhação.

13/11 (sábado para domingo) - 02h30 - 45 minutos
Sozinho em um palco vazio, um ator (Caco Ciocler) é obrigado a entreter o público por 45 minutos (tempo mínimo estabelecido para a duração de um espetáculo teatral). Sem uma trama ou personagem no qual possa se amparar, o ator procura, desesperadamente, meios de preencher o tempo.
Texto: Marcelo Pedreira - Direção, Cenografia e Iluminação: Roberto Alvim - Elenco: Caco Ciocler.

13/11 (domingo) - 15h30 - Um outro Corpo
A força dos cataclismos de que somos vítimas como sujeitos de uma sociedade inquiéta, violenta e depressiva, dirigiu nosso olhar para o mundo interno dos gestos e movimentos que trazem consigo uma carga expressiva capaz de acordar no corpo memória de um outro corpo, talvez mais sensível e desperto para a realidade simbólica do mundo interior. Ao investigar questões relacionadas com amor e morte, o espetáculo se propõe a criação de uma dança onde os elementos que compõem a cena se entrelacem para atingir nossa sensibilidade. “Um outro corpo” nasce a partir das imagens corporais carregadas de memória e repletas de sons e silêncio, da intérprete-criadora, Claudia Palma.
Direção: Mariana Muniz - Criadora-Intérprete: Claudia Palma

13/11 (domingo) - 16h – Perishable
Videodança criada a convite da Noord Nederlandse Dans, companhia de dança sediada em Groningen, norte da Holanda, Perishable, ou perecível em português, trata da questão de que tudo está em constante desmantelamento, ou sujeito a ele em qualquer momento.
Direção,Coreografia e Concepção: Alex Soares. Intérpretes: Johannes Lindth, Alex Parret, Marin Lemic, Tinkara Konkar e Luca Cacitti

13/11 – (domingo) - 16h - Solo a Dois
Solo a Dois é um trabalho contemporâneo que apresenta a fusão de linguagens cênicas dentro de uma mesma proposta. O vídeo, assim como nós mesmos, projeta a imagem que nem sempre é a real, ás vezes encobrindo, ás vezes revelando. Somos todos vistos através do Outro. Partindo desse pressuposto, o trabalho busca mostrar o conflito entre a essência e o que se torna aparente. O desconhecido e o conhecido, em nós.
Coreografia e Direção: Alex Soares. Intérprete Criador: Antonio Marques

13/11 (domingo) - 17h – Pistilo
Cia. Pistilo Dança
Pistilo é um espetáculo que une as linguagens da dança contemporânea e das artes visuais para abordar os relacionamentos dentro do universo homoerótico masculino. O resultado é uma obra multimídia, onde projeções em vídeo funcionam como uma extensão da coreografia e dos corpos e movimentos dos bailarinos. A utilização desses recursos possibilita uma imersão maior do público, ampliada pelo fato de todas as apresentações ocorrerem num formato que rompe a separação tradicional de espaço entre público e espetáculo. O tema homoerotismo é abordado a partir de uma investigação sobre como as especificidades do universo homoerótico masculino – ainda bastante marcadas pelo preconceito e rejeição – moldam a aproximação e o relacionamento com o outro do mesmo sexo. Desta forma, as analogias entre corpo e desejo, corpo e imagem e corpo e afeto estão presentes no espetáculo, deparadas com questões como distanciamento, violência e sensualidade.
Dramaturgia e Direção de composição em coreotopologia: Andréia Ferreira Yonashiro - Criação, concepção e performance coreográfica: Robson Ferraz e Edson Calheiros

13/11 (domingo) – meia-noite - Céu da África
A partir do enterro de um Teatro, dois atores inauguram um espaço imaginário onde experimentam o fim do amor, o saudosismo, a visão satírica da sociedade e a utopia transgressora.
Texto: Germano Melo - Direção: Germano Melo e Luciana Canton - Intérpretes: Dani Smith e Thiago de Brito


14/11 (segunda) – 19h - CineMix 2011 - A Periferia Além dos Muros

Documentários:
A Vida de Nelson Antônio Em Um Dia (Salvador - BA, 2011, DOC. – 15’) - O filme de 15 minutos, feito com um celular, aborda uma perspectiva da violência que, às vezes, está tão presente que nem percebemos, e até mesmo filmar de celular torna-se algo um tanto arriscado! - Direção: Nelson Antônio. - Produção: Independente
Pulmões Urbanos (São Paulo - SP, 2010, DOC. –5’) - Os impactos ambientais da urbanização nos bairros de Pirituba / Jaraguá - Direção: Danilo Ferrari, Jean F. Damasco, Ariel Santana, Augusto Rabelo e Kamila Pereira. - Produção: Associação Cultural Kinoforum
Esse é o Carnaval da Superação (São Paulo - SP, 2011, DOC. – 12’) - Em 2009, a tradicional escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde foi rebaixada para o grupo de acesso. No carnaval de 2010, a equipe de filmagem acompanhou os bastidores da escola sob o ponto de vista de seu jovem mestre de bateria. - Direção: Diogo Leite - Produção: Alfajor Filmes
Aloha (Guarujá - SP, 2010, DOC. – 16’) - Do mar, a inspiração para a vida. Das ondas, o impulso para o prazer. Como os avanços tecnológicos acabaram com as barreiras entre surfistas com necessidades especiais e sua paixão pelas ondas. O documentário Aloha te convida a passar um dia na vida desses personagens que, com pranchas adaptadas, correm atrás da melhor onda. Aloha, uma história sobre surf, alma e ondas. - Direção: Paula Luana Maia e Nildo Ferreira - Produção: Instituto Oficinas Querô
On Side (Brasil / Reino Unido, 2011, DOC. – 15’) - Três estrangeiros. Três diferentes histórias de vida. Três realidades distintas. A mesma cidade: Londres. A mesma paixão: futebol. - Direção: Jonas - Produção: Suma Filmes
Nota de Corte (São Paulo - SP, 2011, DOC. – 17’) - O filme investiga a dificuldade de acesso das classes mais baixas à universidade pública.- Direção: Bruno Bralfperr - Produção: Instituto Criar de TV & Cinema


Coletivos:
All You Need Is Love (São Paulo - SP, 2010, FIC. – 18’) - Uma fábula urbana que coloca em debate questões como a incoerência entre a aparência e as múltiplas camadas da realidade. - Direção: Wagner Depintor - Elenco: Sérgio Lopes, Babu Santana, Álvaro Garutti, Natalia Graciano, Vinão alobrasil, Bing Man, Sandrão RZO, Zulu Soljah, Grilo 13, Funk Buia, Sombra MC e Pitcho
Engano - (Rio de Janeiro - RJ, 2008, FIC. – 12’) - Um homem. Uma mulher. Uma cidade. Dois planos sequências. - Direção: Cavídeo - Elenco: Felipe Mônaco e Miila Derzet - Produção: Coletivo Santa Madeira.
O Plantador de Quiabos (São Paulo - SP, 2010, FIC. – 15’) - Uma tragicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo. - Direção: Coletivo Santa Madeira - Elenco: Divino Silva, Marcia Martins, Paulo Tiefenthaler e Vitória Souza - Produção: Coletivo Santa Madeira.
Homem ao Mar (Rio de Janeiro - RJ, 2011, FIC. – 20’) - Um dia na vida de Marcos. A guerra no Rio de Janeiro e uma outra: a guerra permanente do cotidiano. - Direção: Naruna Kaplan de Macedo - Elenco: Marcello Melo, Michele Belcanto, Arquimedes Carrara e João Gurgel - Produção: Os Netos do Guilu.
Pula, Euneci, Pula! (São Paulo - SP, 2009, FIC. – 3’) - Eunice está atrasada para o dentista e não consegue achar as chaves do carro. A única solução é apelar para São Longuinho. - Direção: Rodrigo Diaz Diaz - Elenco: Bia Toledo e Rui Longo- Produção: Filmes de Abril
A menor Distância entre Dois Pontos (Brasília - DF, 2010, FIC. – 15’) - O que cabe entre dois pontos? 2 madrugadas. 1 câmera. 4 mil reais. 6 atores. 2 brigadistas. 9 pessoas na equipe. 78 sanduíches de presunto com queijo, alface, tomate, cebola e azeitona roxa. 1 ponte. - Direção: Breno Nina e Elias Guerra - Elenco: Iuri Saraiva, Sérgio Sartório, Roque Frischtz, Hanna Reitsch, Quizzik e Uriel Matias - Produção: Independente


Novos Olhares:
Graffitti que Mexe (São Paulo - SP, 2010, EXP. – 13’) - Ao som do beatbox, os desenhos ganham vida nos muros da cidade. - Direção: Coletivo Graffiti com Pipoca - Produção: Coletivo Graffiti com Pipoca.
Górgonas (Santo André - SP, 2010, EXP. –2’) - Jovem entra em trabalho de parto em um escadão movimentado. Desde o início de suas dores, todos que ali passam parecem não notar sua presença, estão muito ocupados falando ao celular. Em uma sociedade marcada pela indiferença e pelo individualismo, apenas com um nascimento esta jovem encontrará seu lugar. - Direção: Wellington Darwin - Elenco: Nathalia D´Anatasi - Produção: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV)
Além da Rua (Fortaleza - CE, 2010, FIC. – 20’) - Após pegar escondida uma câmera fotográfica de seu pai, Leo e seus amigos brincam, vivenciando os espaços de Otávio Bonfim, bairro de classe média baixa de Fortaleza, onde moram, passeando pelos lugares por eles já conhecidos e descobrindo outros. - Direção: Natalia Viana - Elenco: Cauã, Gabriel ,Leo ,Levi, Seu João, Seu Vavá, Seu Bené e Cesar Mota - Produção: Vila das Artes
Olho da Rua (Rio de Janeiro - RJ, 2011, DOC. – 10’) - O muro observa a rua. A rua observa o muro. - Direção: Cavi Borges, Daniel Ribeiro e Abelardo de Carvalho - Produção: Cávideo
1:21 (Rio de Janeiro / Recife, 2010, EXP. – 11’) - Um instante fixado na madrugada. Uma tragédia. A busca pela resposta. (Filme inteiramente captado em fotos still). - Direção: Adriana Câmara - Elenco: Anamaria Sobral e Márcio Machado - Produção: Menina dos Olhos do Brasil
Noturno (São Paulo - SP, 2004, EXP. – 7’) - Num quarto escuro, seres fantásticos surgem como espectros de um cinema antigo. - Direção: Daniel Salaroli - Elenco: Eduardo Albergaria, Ravel Cabral Jorge, Eduardo Chagas, Leandro de Moraes, Maria Gutierrez, Janaína de Castro - Produção: CTR-ECA-USP

Nenhum comentário: