segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Visões de Pirandello

O espetáculo Pira, Pirandello, Pira!, com adaptação do dramaturgo Mário Vianna, está em cartaz no Espaço Parlapatões as sextas e sábados, sempre às 23h59. Confira abaixo trechos da montagem e duas análises sobre a peça: uma realizada pela diretora Bárbara Bruno e outra pelo próprio Vianna.

Confira e aproveite para curtir o melhor da noite paulistana no Espaço Parlapatões.

*

“Se eu tivesse absoluta certeza de que meu nariz é reto diria que Pirandello é absolutamente louco! A dúvida existe, portanto a sanidade é relativa, já que a retidão de meu nariz depende de quem o vê. Sei que respiro, mas apenas me parece. Não afirmo que de forma alguma as linhas de meu rosto determinam minha condição de respirar melhor ou pior.

Abre-se a cortina e, num instante mágico, infinitas possibilidades se apresentam - o que não impede que se tenha uma única versão de determinado ponto de vista – que o jogo fascinante da máscara teatral, que respeita a liberdade absoluta da incerteza e propõe um mergulho profundo sem rede protetora.

Salve-me, Pirandello!!!”

(Bárbara Bruno, é atriz e diretora)

*

“Quando Bárbara Bruno me propôs fazer a adaptação do romance ‘Um, Nenhum e Cem Mil’, de Luigi Pirandello, tremi nas bases. Já tinha lido o livro anos atrás e lembrava que era uma aventura desbravar a floresta intrincada dos raciocínios do autor siciliano. Pirandello não é mole, não. Mas, ao reler o romance e as peças, descobri a América, ou seja, me apaixonei por Pirandello e sua floresta de raciocínios intrincados.

Na recriação do romance e das peças para um outro espetáculo, visto pelos olhos de um dramaturgo, uma diretora e uma equipe totalmente ligados no século XXI, tentamos mostrar que Luigi Pirandello é mais contemporâneo que muito escritor badalado que circula por aí.

Há, em Pirandello, uma atualidade impressionante – a ideia de que a verdade muda conforme a pessoa que vê é uma prévia do que temos hoje, quando temos todos os nossos passos seguidos por câmeras de segurança. Cada uma nos mostra de um ângulo, desvenda nossos gestos, delata possíveis agressões... O mundo está cada vez mais ‘pirandelliano’”

(Mário Viana é dramaturgo)


Pira, Pirandello, Pira!
Sextas e sábados, às 23h59
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Nenhum comentário: