segunda-feira, 8 de agosto de 2011


A diretora Barbara Bruno fala sobre Pira, Pirandello, Pira!

O espetáculo Pira, Pirandello, Pira! estreia neste final de semana no Espaço Parlapatões. Com texto de Luigi Pirandello e adaptação do dramaturgo paulistano Mário Viana, a peça fica em cartaz sextas e sábados, às 23h59. O Parlapablog conversou com a diretora Barbara Bruno. Confira.


Quais foram a escolhas de Mário Viana em adaptar o romance de Pirandello para os palcos?

Acredito que a única certeza de Mário Viana é que Pirandello inspira todo autor. Isto posto, espero que ele tenha tido todas as dúvidas cabíveis.
Não posso versar sobre as escolhas do Mário, mas posso afirmar que quando o convidei para a adaptação do romance, eu não tinha outro autor na cabeça, porque Mário tem estilo próprio, humor inteligente e ágil e sabe respeitar, sem pudor, a fonte em que bebe.


Como a direção se apropriou do texto para levar ao palco uma montagem que preza pela liberdade absoluta da incerteza do dramaturgo italiano?

Teatro se faz de bom texto e de quem o diz. Tudo o mais deve servir a este propósito. Nós damos um passo e o Teatro dá dois passos, damos dois passos e o Teatro dá quatro passos... É pra isso que serve a divina liberdade “utópica”, pra gente seguir caminhando...

Pira, Pirandello, Pira! Levanta quais questionamentos sobre o homem contemporâneo?

Todos; já que nada se afirma e tudo nos parece...

Em que prisma o autor enxerga a “verdade”, questionada em seu próprio texto?

Para Pirandello, a vida era um equívoco, um reiterado equívoco. Tinha a melancolia pavorosa, a insuperável limitação humana e deu um conceito com duas relativas posições: a do conhecimento e a da personalidade. Realmente um cético desenfreado. (Resposta inspir ada em palavras do meu amado Antônio Abujamra).

O gênero da peça é caracterizado como “Comédia Enlouquecida”. Quais são as características deste gênero?

O tema é tão sério, tão sério, que se torna insuportável,

tão sério, tão sério, que se transtorna em loucura,

tão sério, tão sério, que se transforma em piada!

Assim foi, assim é, assim será (se lhe parece ).


Pira, Pirandello, Pira (estreia dia 12 de agosto)
Sextas e sábados, às 23h59
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Nenhum comentário: