segunda-feira, 24 de maio de 2010


Parlapatões em leitura de O Rei da Vela



Na quarta, dia 26 de maio, às 21h, acontece a leitura de O Rei da Vela, marcando o penúltima leitura da série O Teatro e O Poder.

O polêmico texto de Oswald de Andrade, que inspirou o movimento Tropicalista pela histórica montagem do Teatro Oficina, terá uma leitura especial. A partir da adaptação feita por Hugo Possolo para montagem de formatura de uma turma da Unicamp, os Parlapatões estudam as questões de humor contidas na obra. Mesclando os três atos da peça e incluindo um narrador, a leitura tem a direção e participação de Henrique Stroeter. Além dele, estarão em cena: Roney Facchini, Paula Cohen, Armando Júnior, Raul Barretto, Marcelo Castro, Ângela Figueiredo, Fabek Capreri, Carmo Murano, Fenanda Cunha, Janaína Engel, Gabriela Fontana, Maira Chasseraux, Claudinei Brandão, Luis Amorim, Alexandre Bamba, Rodrigo Bella Dona, Henrique Benjamin, Pedro Moticell e, Tchello Palma.

A peça conta a história de Abeladro I, agiota e proprietário de uma fábrica de velas, um representante da burguesia ascendente da época. Sua noiva, Heloísa de Lesbos, filha de coronel latifundiário em crise, mostra a ruína da classe fazendeira. Todos aguardam a chegada de Mr. Jones, um representante comercial. Com esta última personagem, Oswald forma o triunvirato que regia o país em sua época: a aristocracia rural (Heloísa) que se une à burguesia nacional (Abelardo I), para melhor servir ao capital estrangeiro (Mr. Jones).

Como nos outros encontros, a leitura será seguida de uma conversa sobre as questões de poder colocadas pela peça.

O Teatro e O Poder - O Rei da Vela
Dia 26 de maio
Quarta às 21h
Ingressos:
Entrada gratuita

Nenhum comentário: