terça-feira, 27 de outubro de 2009


Circo-Teatro é a atração do III Palhaçada Geral

A III Palhaçada Geral traz nesta edição uma programação que se volta ao Circo-Teatro. Este gênero tem características bem brasileiras e uma dramaturgia própria que vai do melodrama à comédia, é parente da farsa e influenciou o teatro, o rádio e a televisão.

Durante o século XX, o circo-teatro era muito comum e fazia sucesso nas lonas. As pantomimas se alternavam com números de acrobacias, malabarismo e palhaçadas. Hoje, o Circo-Teatro vive, em especial, da montagem de comédias, longe dos grandes centros e afastada da visibilidade da grande mídia. No entanto, companhias de Circo-Teatro costumam lotar suas sessões e manter repertórios que revezam peças, chegando a permenecer um mês numa mesma cidade, sem repetir a peça encenada.

Com a III Palhaçada Geral vamos reunir algumas companhias circenses que seguem com essa tradição em suas lonas. Estarão presentes o Circo Guaraciaba, o Grupo Capa e o Circo de Teatro Tubinho, nosso principal homenageado, que vem com uma pequena mostra de seu vasto repertório de mais de 90 textos encenados.

Também traremos o grupo Os Fofos Encenam que apresentarão um espetáculo que partiu de uma pesquisa sobre esse universo circense.

Roger Avanzi, o palhaço Picolino, do Circo Nerino; e Benedito Sbano, o Palhaço Picoli, são dois experientes artistas tradicionais que já se apresentaram em muitas peças de Circo-Teatro e estarão em nossa programação participando da leitura de Agência Martinelli.

Veja a programação completa do III Palhaçada Geral clicando aqui



Cartaz divulga Bancando o Médico, texto que será lido na III Palhaçada Geral
(fonte: livro Circo Nerino)



Circo-Theatro DUDU´s anuncia a função do dia
(fonte: livro O Circo no Brasil)


Esta noite a pantomima A Viúva Alegre
(fonte: livro Circo-Teatro:Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil )


Fachada do Crico Teatro Irmãos Bartolo
(fonte: livro O Circo no Brasil)


Enecanção do Auto de Natal montado no Circo Nerino
(fonte: livro Circo Nerino)


Espetáculo do Circo Nerino
(fonte: livro Circo Nerino)

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui quem vos fala é wallyson rodrigues da CIA DUPLA FACE DE TEATRO!!

parabens pelo o historico de vcs!!
é um exemplo para o nosso crescimento!!onde nosso trabalho tem muito oque fazer!!muito chão pela frente!!conheça nosso grupo
pelo site:

http://duplaface.weebly.com/

um grande abraço e muito sucesso pra vcs!!