segunda-feira, 20 de julho de 2009


Aprenda a falar o Parlapatês

Muitas pessoas que trabalham ou convivem com essa trupe tem que se adaptar para o linguajar elaborado pelos Parlapatões. Uns utilizam interpretes, outros se arriscam mesmo. Para acabar com esse inconveniente, e atendendo aos pedidos, iniciamos o primeiro guia de vocabulário Parlapatês do Brasil!

A cada semana publicaremos aqui uma expressão parlapatônica e no final uma coletânea completa para colecionadores. Trata-se de um completo guia ilustrado com classificação, origem, significado de cada expressão. Não perca!

Muitas expressões surgiram por pura necessidade e se aliaram ao humor típico da trupe.
Por exemplo, para não ficar repetindo nomes na ficha técnica e também para não usar termos como “criação coletiva”, “processo colaborativo”, “do grupo” e outras caretices, os Parlapatões inventaram algumas empresas de super profissionais do ramo das artes cênicas e adjacências.

As primeiras publicações do Guia trazem importantes explicações sobre essas empresas.
A de hoje é:

Agentemesmo lost in the space

Tradução: Nós próprios que nunca sabemos onde ir e a quem perguntar o que fazer.

Classificação: Chato-profissional das artes cênicas.

Significado: Expressão utilizada para descrever o papel de diretor do espetáculo, que é quem deveria imaginar, conceber e coordenar o processo de criação do espetáculo.

Origem: Surgiu pela primeira vez no espetáculo Nada de Novo. No começo, o grupo usava a expressão “De, com e por” para definir aqueles que faziam tudo em cena. Depois, a expressão foi substituída por Agentemesmo Lost In The Space para definir que o espetáculo é dirigido por Parlapatões, encenado pelos Parlapatões, escrito pelos Parlapatões, etc.

Nenhum comentário: