sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vem aí
Escola de Teatro na Praça Roosevelt

Domingo passado a Revista da Folha de São Paulo publicou uma ótima matéria sobre os Satyros e sua interferência nos rumos da Praça Roosevelt. Além da trajetória artística, um dos destaques foi a transformação que têm promovido na região central da capital paulista.
Eles foram os primeiros a chegar por lá, onde encontraram um cenário degradado por traficantes, viciados e prostituição, mas em momento algum deixaram de acreditar no poder que o teatro tem em transformar seu entorno.

Há quase três anos, quando nós, Parlapatões, chegamos na Praça, o cenário já era bem diferente. Somando forças aos Satyros e aos outros teatros conquistamos juntos grande visiblidade e atraímos público. Hoje a Praça Roosevelt se tornou uma referência cultural.

Entre as salas de espetáculos, seus bares, livrarias e calçadas lotadas, agora, a população ganhará uma escola de teatro na Praça Roosevelt. Com conceito totalmente diferente será voltada a formação de artistas e técnicos, com cursos de dramaturgia, direção, interpretação, humor, cenografia, figurinos, técnicas de palco, sonoplastia e iluminação.
O projeto, desenvolvido por Ivam Cabral, Rodolfo Garcia, Alberto Guziki, Cléo de Paris, dos Satyros; Hugo Possolo, Raul Barretto, dos Parlapatões; Marici Salomão, Bia Gonçalves, das Dramáticas em Cena; J.C. Serroni, do Espaço Cenográfico; o iluminador Guilherme Bonfanti; o sonoplasta Raul Teixeira e o dramaturgo Sergio Roveri, será implementado pela Secretaria de Estado da Cultura.

O prédio que fica ao lado do Satyros I já foi desapropriado e está em fase de licitação para reforma que deve terminar em um ano. Mas, antes disso, a escola começará a funcionar ainda esse ano na Oficina Cultural Mazaropi, na Rangel Pestana.

Estivemos lá, para uma visita técnica e reunião com a atriz Cida Almeida, coordenadora da Mazaropi.



Raul Barretto, Ivam Cabral, Cida Almeida, Hugo Possolo, Alberto Guziki, Sergio Roveri, Bia Gonçalves, Cléo Paris e abaixo, Rodolfo Garcia e Marici Salomão.


Em breve traremos mais noticias sobre a escola e seu grande evento de lançamento.

Nenhum comentário: