sexta-feira, 22 de maio de 2009

Recomendamos
Uma foto da fotógrafa e o seu livro

Um simples clique!... E pronto. Um instante captado e uma história inteira para contar.
Preserva vivo um momento e registra a história do nosso teatro.
É divertido quando a fotógrafa é também flagrada. Na foto abaixo, Lenise Pinheiro está com Cristina Mutarelli e Iris Cavalcanti. No primeiro clique, feito pela Marcinha, Lenise quis ver o resultado e pediu que repetisse a dose. Mesmo na frente da lente sabe orientar quem fotografa.



A partir dessa foto, resolvemos abrir mais uma sessão no Parlapablog, o Recomendamos, para indicar trabalhos que os Parlapatões acham importantes para o teatro.

Para começar, recomendamos o livro da Lenise. Ela começou a trabalhar com fotografia nos anos 80. Após abandonar as faculdades de arquitetura e comunicação, passou a fazer e vender fotos para atores, pois na época era comum que fossem comercializadas ao final dos espetáculos.

Assim, se tornou conhecida e reconhecida por vários grupos e diretores. Hoje, 20 anos depois, possui um amplo acervo de fotos de espetáculos clássicos, de onde forma selecionadas as fotos de seu novo livro Fotografia de Palco.

Uma publicação representa sempre uma parte, um olhar sobre a história, que deve se completar por outras e outras, e mais outras publicações, até se tecer um panorama de nossa história. Não importa quem está ou não na foto. O livro da Lenise, com 571 fotos, tem a força de conseguir distinguir seus próprios olhares e se subdivide neles para que possamos desfrutá-lo melhor: camarim, ensaios pessoais, figurinos, cenários, iluminação e cenas.
Além do livro, indicamos o blog que Lenise e Nelson de Sá mantêm na UOL, agora com link nos nossos blogs amigos.




Fica aqui a dica de hoje:

Fotografia de Palco
Autor: Lenise Pinheiro
Lançamento: Sesc/Senac
Preço: R$ 135 (456 págs.)

Nenhum comentário: