quarta-feira, 1 de abril de 2009

Senhoras e senhores, respeitável público!
Com vocês (e para vocês):

ParlapaBlog!


Hoje, justamente hoje, primeiro de abril, Dia Mundial da Mentira, damos início a mais uma empreitada parlapatônica: a inauguração do blog oficial dos Parlapatões! Bem-vindos!
Para ajudar a contar um pouco da nossa história, divulgar o trabalho desenvolvido pelo grupo e colocar em pauta assuntos relevantes sobre teatro e circo vamos entrar de cabeça no universo dos blogs. Atualizações da nossa agenda, relatos de eventos realizados e novos projetos estarão no ar diariamente com a interação dos coments. Além da habitual e humorada provocação do grupo em debates públicos sobre cultura, política e sociedade.

Para isso, dez seções foram criadas para que o público-leitor receba as informações e acompanhe os acontecimentos de forma organizada e ágil. A cada dia uma delas será publicada, variando os assuntos e a forma de apresentação para que o Blog seja bem abrangente. Hoje, como é a inauguração, publicamos mais de uma. Veja como serão as seções:

Baú
É uma seção dedicada a contar passagens da trajetória do grupo, curiosidades, histórias de bastidores mostrando um pouco da História de 18 anos de atividades.

Foi Assim
Fatos curiosos que acontecem com o grupo e com os seus integrantes.

Estive Aqui
Fotos do grupo em suas turnês e dos amigos que freqüentam o Espaço Parlapatões.

Como Foi
Saiba como foram as nossas estréias, eventos, apresentações especiais, que rolam em viagens e no Espaço Parlapatões.

Agende-se
Informe-se sobre os espetáculos em cartaz no Espaço Parlapatões e sobre os espetáculos do grupo em outros locais.

Telinha
Link com o canal oficial do grupo no Youtube trazendo semanalmente novas edições sobre cenas, espetáculos, depoimentos, debates e palestras organizadas ou com a participação dos Parlapatões.

ReComenTando
Além das habituais respostas aos coments, essa seção abrirá espaço para debater temas postados pelos visitantes do blog.

Reflexões
Nosso espaço editorial, onde o grupo levanta um tema e emite suas opiniões.

Parlapatadas
Textos e ilustrações de humor feitos pelos Parlapatões.

Vem Aí!
Diários de encenação, idéias e projetos do grupo em andamento serão adiantados pela seção.



Reflexões
Mentirosos por ofício

A alegria é a prova dos nove.” (Oswald de Andrade)

Primeiro de abril é a nossa data!... Não à toa, esse blog entrou no ar hoje.
Parlapatão quer dizer mentiroso, fanfarrão, falador, enganador etc. Nossa mentira é o teatro, esse jogo de faz-de-conta. Fingimos que somos outros para o público, que finge que acredita no nosso fingimento. Se o público não acreditar no fingimento é porque fingimos mal, sem a verdade de uma mentira. Mentir, de certa forma, é o nosso ofício. Nossa mentira, no entanto, é a mentira combinada com o outro, o público. Nós, artistas e público, somos cúmplices dessa mentira. E é o que a torna mais sincera que muitas verdades instituídas, duras, retas e imutáveis.

Quando uma criança brinca, fingindo se passar por outro e reinventa personagens conhecidos como pai, mãe, professora, está se aplicando num jogo de mentiras que revela seu conhecimento de mundo, permitindo-a verificar de que maneira está presente na vida dos outros e lhe dá a compreensão das funções sociais das pessoas com as quais convive. O jogo teatral, apesar de mais complexo em suas regras, usa os mesmos recursos que a criança, porém seu objetivo maior é constatar, refletir, questionar, enfim, pensar de um modo coletivo esses papéis e funções sociais. O jogo teatral é um embate para que diferentes pensamentos encontrem respostas na sociedade. É a mentira que provoca o diálogo mais verdadeiro.

Quem pretende jogar esse jogo de forma inconsciente despreza sua força e termina por mentir para si. Ou pior, para o público. Ou seja, deixa de mentir verdadeiramente, se é que é possível tamanha contradição. O resultado pode ser um teatro duro, estático, que não dialoga. Quando decidimos adotar Parlapatões como nome, queríamos algo que sintetizasse a idéia de diálogo direto, franco e honesto com o público, que refletisse um teatro aberto, flexível, pronto para o diálogo. Nada melhor que um nome que deixasse claro que não falaríamos a verdade absoluta, para de fato sermos claros nos nossos mais sinceros e mentirosos propósitos.

Se, como diz Fernando Pessoa “o poeta é um fingidor”, o palhaço é um fingidor exagerado, hiperbólico cuja dor fingida é tão exacerbada que o ator que a representa chega a brincar com ela. Transforma a dor em motivo de alegria. É uma inversão de olhares. Essa é a mentira do palhaço que tanto tem nos interessado: fazer com que as pessoas mudem o olhar viciado, ou domesticado, que têm sobre a vida. Fingir que a mentira é maior do que já é, resulta em metáforas consistentes.

Existem aqueles que defendem suas meias-verdades que, no fundo, não passam de grandes e completas mentiras. A mentira é algo bem mais completo que a verdade. No teatro que escolhemos fazer a mentira é inteira, completa, cheia de si. Talvez por isso, nossa opção no ofício de mentirosos nos coloque em permanente conflito com as certezas e verdades absolutas que o próprio teatro pode ter. Nossa parte é mentir tão mentirosamente que as verdades possam cair e ressurgir em outras formas menos mentirosas.

É o sonho, talvez frágil, mas necessário, de que o teatro seja, de fato, transformador. Sonhamos com um mundo irreal onde tudo possa ser mais verdadeiro ou com um mundo mentiroso onde tudo seja mais real. Verdades à parte, o sonho é uma mentira que vale a pena ser mentida.

Hugo Possolo (Parlapatões)



Baú
Datas Inesquecíveis

Algumas pessoas podem, e até devem, estranhar o fato de estrearmos esse novo “veículo” de informação do grupo justamente em um dia dedicado a mentira, mas tudo bem, nós também estranhamos, pois estamos acostumados a estréias em datas nada convencionais.
Para quem não lembra (ou não sabe), o Espaço Parlapatões, localizado em pleno coração teatral de São Paulo, a Praça Roosevelt, foi inaugurado em uma data mundialmente famosa: 11 de setembro.

E chegamos com nossos aviões. Cada parlapatão com o seu avião para derrubar as torres dos preconceitos!



Agende-se
NÃO PERCA!!!

Os Parlapatões iniciam curta temporada no SESC Pompéia a partir do próximo sábado, dia 04 de abril, do espetáculo Compacto Parlapatões. Sempre aos sábados (13h30) e domingos (12h) de abril, incluindo uma apresentação extra no feriado, dia 21 (12h). Consulte os valores de ingressos no site: http://www.sescsp.org.br/

Compacto Parlapatões é um grande show de variedades que reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses dos vários espetáculos da trajetória de dezoito anos do grupo.
Durante os seus 60 minutos de alegria, quatro palhaços passam das mais clássicas reprises* aos números mais inovadores em sua linguagem. Uma reunião de números com melhor do humor parlapatônico.

Além das tradicionais reprises, o espetáculo inclui também as inovações que foram sucesso e marcam o repertório do grupo. Entre eles, a interativa disputa de pênaltis no quadro Futebol de Palhaços ou a coreografia de balé clássicos realizada por lutadores de boxe. O grand finale fica por conta da engraçada paródia do famoso número das Águas Dançantes.


*Explicando: Reprises são números de palhaços na tradição circense, que passam de pai para filho. Rotinas cômicas que se repetem a centenas de anos, sempre com o humor renovado por cada geração.


Agende-se
Em cartaz no Espaço Parlapatões:








E hoje no Espaço Parlapatões, às 21h, tem a apresentação do espetáculo A Prudência com os atores Eduardo Estrela e Davi Taiu. Dando o ponta pé inicial na Seção Agende-se.